OGUM MEGÊ
- Casa de Magia Recanto das Almas
- 29 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Ogum Megê nos ritos de Umbanda é muito evocado para resolver casos de feitiçaria e outros trabalhos mais pesados, principalmente os que envolvem o Cemitério.
Ogum Megê anda geralmente nas encruzilhadas e estradas que dão acesso ao campo santo, e sua força se une com a de Omulú, o grande guardião das almas e de sua morada.
Poderoso guerreiro, sempre está atento para o que se passa dentro dos cemitérios, sendo importante que antes de fazermos qualquer passagem neste local, peçamos licença a ele, e sua proteção contra Espíritos perdidos que se encontram ali.
Ogum Megê, assim como os demais Oguns, é um protetor fiel, e sempre que por ele chamamos, encontramos pronto atendimento às nossas súplicas.
Com sua força e luz, este Ogum ronda os cemitérios, e nada podemos fazer sem sua devida autorização.
Era comum os umbandistas mais antigos, levarem para ele, cerveja, velas, ou outro tipo de oferenda para que ele autorizasse aos exús daquele lugar, que viessem atender a um chamado sempre que deles precisassem.
(Resumo de informações encontradas em estudo)
COMENTARIO DO DIRIGENTE Outro Falangeiro que fez parte da minha caminhada, Seu Ogum Megê sempre foi o meu socorro em demandas quando havia envolvimento de Exús de grau baixo. O Grande Capitão de Exú, apesar de não ser chefe da casa tem lugar de honra em minha casa pela função que executa. Um Ogum muito sério de poucas palavras mas muita ação. É um dos Oguns que mais utiliza elementos em seus trabalhos, fuma cigarro ou charuto e quando incorporado, bebe cerveja branca.
Pai Mateus de Xangô
Comments