Ogum é o Orixá da guerra, do combate, do ferro, da metalurgia, da tecnologia.É o protetor dos Agricultores, ferreiros, militares, motoristas, entre outros.
É o Orixá guerreiro, temido pela sua violência que trata seus inimigos e amado pela generosidade para com o povo conquistado por ele. Cultuado em diversas partes do mundo pós diáspora como Brasil e Cuba.
Considerado Orixá dos avanços da humanidade pois ensinou os humanos a utilizarem a forja para sobreviver e vencer a natureza. Sendo assim é o senhor dos instrumentos necessários para o trabalho como martelo, foice, alicate, pá, picareta, facão, ancinho e também os necessários para a guerra como: faca, espada, escudo, lança capacete. Mitologicamente é filho de Yemanjá, irmão de Exú com quem divide o atributo de dono dos caminhos. É irmão mais velho e companheiro inseparável de Oxóssi. Foi marido de Oxum e de Yansã. Em nossa doutrina ganhou status militar de General e é cultuado como vencedor de demandas, como Orixá que resolve problemas e limpa os caminhos junto a Exú. Comanda a própria linha de entidades que leva seu nome, a linha de Ogum, e é regente da linha de Malandro e um dos regentes da linha de Boiadeiro.Correspondências energéticas de Ogum:
Campos de atuação: combate, abertura de caminhos, quebra de demandas, evolução.
Cor: Azul Royal, vermelho.
Símbolos: Espada, escudo, lança e penca de instrumentos em ferro.
Pontos de Força: Estradas, ferrovias.
Flores: Crista de galo, cravo vermelho, Palmas vermelhas.
留言