top of page

NOVAS LINHAS DE TRABALHO E O PRECONCEITO - PARTE 1

Atualizado: 29 de mai. de 2020

(Por esse texto ser um texto relativamente extenso será dividido)

Muita Polemica existe sobre a chegada de novas linhas de trabalho e de divisões de linhas antigas. Linha dos Piratas, Linha dos Cangaceiros, Linha dos Mendigos, etc. Proponho aqui uma reflexão Sabemos que a Umbanda foi fundada com a Tríade: Caboclo - Preto Velho - Criança. E que logo após foi acrescentada as Sete Linhas de Umbanda. Na qual a linha de marinheiro já se incluía como Povo D'agua.

Com o passar dos anos pela Umbanda ser uma religião de natureza agregadora, como se vê na mistura de elementos em sua criação e liturgia, tendo contato e absorvendo, portanto características de outras linhas de trabalho com a mediunidade de incorporação, ela foi agregando elementos que não eram tradicionais. Como por exemplo, o Atabaque, as roupas coloridas, entre outros que não inviabilizaram a prática das casas que agregaram esses elementos continuarem a serem chamadas de Umbanda as casas que professavam essa doutrina. Da mesma forma foi acrescentado pelo contato e pela absorção de membros, o sacrifício ritual, algumas obrigações, etc.

Esse texto não visa debater o que é válido na Umbanda ou não. Essa é só uma explicação das atuais "misturas" que muitas vezes de forma hipócrita são tão mal faladas.

Conforme a Umbanda foi se "misturando" ela foi tendo contato com outras linhas.

As linhas de Mestres da Jurema, a Linha de Boiadeiro, presente em varias vertentes religiosas como na Jurema, e no Candomblé de Caboclo. A linha dos Exús (já aglomerados na linha de Santo) de forma mais expressiva como na Macumba Carioca, entre outros.

Dai podemos dizer que as Linhas da Umbanda já não eram as originais: As 7 Linhas Básicas dos Orixás + Caboclo - Preto Velho - Criança. Surge a Linha da Esquerda separadamente e o conceito de sub linha com os Caboclos de Couro. Mais tarde surge a linha dos Baianos. Como sub linha dos Pretos Velhos. E houve em algumas partes do país uma separação da linha dos marinheiros.


Ora até aqui temos: As 7 Linhas Básicas dos Orixás + Caboclo com a sub linha de Boiadeiro + Preto Velho com a sub linha de Baiano + Criança + Marinheiro + à esquerda.

Até aqui não se tem registro de que alguém dizia que isso não era UMBANDA. Ou que eram inválidos essas linhas ou entidades. Se havia alguém que dissesse essa voz não tinha força suficiente.

Com o tempo bem recente até, entidades de arquétipo Cigano começaram a se manifestar na Umbanda. De inicio na Esquerda e após isso, pelas formas diferentes de trabalho começaram a pedir a separação e agrupamento de sua linha de trabalho surgindo então a Linha dos Ciganos.


ATÉ AQUI TUDO BEM. TEMOS AS 7 LINHAS DOS ORIXÁS QUE COM TEMPO PASSAM EM MUITAS CASAS A + 9 ou mais. E as linhas de Trabalho. As fundadoras: Caboclo - Preto Velho - Criança. As novas linhas: Boiadeiro + Baiano + Marinheiro + Ciganos + a Esquerda.


CONTINUA...



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Orixá Oxóssi

Oxóssi é o orixá da fartura, do sustento, da caça. Um dos Orixás ligados as matas, é senhor dos animais, e ligado também ao...

 
 
 
Orixá Ogum

Ogum é o Orixá da guerra, do combate, do ferro, da metalurgia, da tecnologia. É o protetor dos Agricultores, ferreiros, militares,...

 
 
 
A Falange de Ogum

A Falange de Ogum é composta por diversos espíritos que em outras encarnações tiveram ligação com o combate de alguma forma. São Eles:

 
 
 

Comments


Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Nossas Redes

  • Facebook
  • Instagram

Seu Carrinho

bottom of page