CONHECENDO A UMBANDA: Exú
- Casa de Magia Recanto das Almas
- 23 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Apresento aos irmãos um pouco do que é dito em relação aos Atabaques na Umbanda, segundo sua Casa Raiz TENDA ESPIRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE, através de seu site, onde em áudio de entrevista Pai Zélio esclarece a questão Exú na Umbanda. Os áudios foram transcritos por mim na medida do que foi possível entender em um áudio da década de 1960.
*******************************************************************
Pergunta:
Seu Zélio gostaria de fazer uma pergunta sobre o trabalho dos exus
Tem tendas que dão consultas com Exús em dias especiais além das consultas normais alem de pretos velhos e caboclos.
Resposta:
Eu sei disso que tem muitas Tendas que trabalham com Exús. Eu não gosto. Não gosto porque é muito fácil se manifestar com Exús e com a falange das crianças. Qualquer pessoa,médium, mal médium se manifesta com Exú...(...)... . Por isso não gosto e fujo disso. Na minha tenda não trabalho com Exú porque tenho medo.
Pergunta:
Mas o senhor não considera o Exú um espirito trabalhador como todos os outros Orixás?
Resposta:
Depois de despertado, porque o espirito do Exú é um espírito que vive nas trevas. Depois de despertado que ele de fato aprende ...(...)...regeneração...ai é fácil ele trabalhar em beneficio dos outros. Aí ... (...) talvez.
Pergunta: Inclusive não sera caso que outros Orixás vibrando em outras linhas não possam de imediato alguns problemas de filhos não seria o Exu aí o mais indicado para resolver por estar mais perto dos trabalhos materiais?
Resposta:
O Caboclo das 7 encruzilhadas nos disse, há 60 anos, que o Exú é um trabalhador como na policia é um soldado.
O delegado não prende quem prende são os soldados.
O (...) os maiorais. Então o Exú é o espírito que encosta na falange e aproveita para fazer o bem porque cada passo para o bem que ele faz vai aumentando sua luz. De maneira que é despertado e vai reduzir (...) e evoluir no espiritual.
Pergunta:
O Exú é o empregado dos Orixás ou vice versa?
Resposta:
Eu não diria empregado mas um espírito que tem que melhorar e pra ele melhorar ele vai fazer a caridade junto as falanges. Correr em beneficio de quem está obsediados ajudando a despertar o espirito para afastar do mal que esta fazendo.
Então eles acabam ficando empregados dos Orixás (...)
********************************************************
Através do estudo da Origem do nosso Culto é que, ao meu ver, tiramos duvidas sobre algumas posições polemicas como Exú na Umbanda.
Toda doutrina pessoal deve ser respeitada porem a doutrina original também deve ser conhecida.
Axé
Comentários